FÉRIAS GRANDE OPORTUNIDADE

Guilherme Brito

As férias são fundamentais para a sobrevivência do empreendedor enquanto pessoa e de sua empresa.

Compartilhe:

ferias-praia

Férias! Um momento que aguardamos com grande ansiedade. Um momento para nos desligarmos do trabalho, do estudo, dos problemas, fazer as malas e partir para praia ou para o campo e só nos preocuparmos em desligar em descansar, curtindo o tão esperado momento de lazer.

Assim estaremos desligados dos problemas, de tudo o que nos aborrece e estaremos ligados 100% no que realmente importa: família, diversão, em nós mesmos, enfim, em tudo aquilo que a vida tem de melhor.

Mas será que é assim para quem é empreendedor? 

Para muitos empreendedores, férias é um momento distante, pois muitas vezes trabalham sozinhos, não tem sócio ou funcionário, o que torna sua atividade exercida somente por ele e, parar para férias, é prejuízo.

Para outros empreendedores, mesmo em uma sociedade ou com estrutura para ter esse momento, se colocar neste momento de férias torna-se praticamente impossível, pois o senso de responsabilidade e a preocupação com os clientes, contas nos bancos e pagamentos é muito maior e ficam presos ao trabalho. Trata-se do velho pensamento: centralização, a empresa não vive sem mim e somente eu sei como tocá-la

E tem aquela fatia de empresários que tira suas férias sem culpa nenhuma.  As férias são fundamentais para a sobrevivência do empreendedor enquanto pessoa e de sua empresa.

Quando falamos em férias, geralmente pensamos em praia ou fazenda, mas necessariamente não precisa ser assim. O fato de estar em casa e fazer algo diferente como, visitar amigos, familiares ou simplesmente quebrar a rotina, já faz maravilhas pela pessoa.

Agora, sem dúvida alguma estar com a família e amigos, fazer uma viagem, ficar próximo de quem se quer bem, conhecer novos lugares, fazer novos amigos, sem dúvida nenhuma faz maravilhas para a saúde física e metal de todos nós e das nossas empresas.

Quando estamos no processo de afastamento da rotina do trabalho um sentimento de culpa pela obrigação inunda nossa cabeça com pensamentos no que devemos fazer e no que deixaremos de fazer.

Quando estiver sentindo essa culpa, medo, quando o pensar que deveria ficar porque é preciso fazer isso ou aquilo… devemos parar e anotar tudo o que nossa mente nos diz… anotar em papel ou no celular, tudo aquilo que você, o seu senso de reponsabilidade, está dizendo que deveria fazer.

Isso será um grande exercício que trará ao mesmo tempo calma, tranquilidade e também um planejamento para uma série de atividades prontas para serem feitas quando voltar ao trabalho e, assim, produzir mais e melhor.

Além disso, estar em lugares diferentes, em contato com diferentes serviços e conhecendo novos produtos, outras empresas, é uma fonte de conhecimento. Bem como fazer novos amigos, conversar com pessoas novas, trará novos conhecimentos, além de uma excelente oportunidade de apresentar sua empresa, seus produtos e serviços.

Viu só! Férias é uma excelente oportunidade de descansar e ainda criar oportunidades, sem culpa. Mas, tudo bem se você decidir apenas descansar.

Foto: por lifeforstock – br.freepik.com

Deixe aqui o seu comentário:

Veja também

você é líder?

Você é um líder?

Nesse momento, precisamos de líderes humanos, verdadeiros, íntegros e que não se importem com o seu tamanho e rótulo.

Fale conosco:

© Think Results Todos os direitos reservados